Como valorizar a sua fazenda para a venda

Se você chegou até aqui é porque entendeu a necessidade de vender a sua fazenda. Pensando em ajudá-lo, separamos alguns pontos de melhoria para aumentar o potencial de venda do seu imóvel rural. Veja como valorizar a sua fazenda para a venda.

Por que você deve tomar medidas para valorizar a sua fazenda?

É muito comum compradores de fazenda irem em visitas após receberem mais de 50 ofertas. Estes empreendedores estão sempre avaliando oportunidades e são bombardeados de ofertas todos os dias, frequentemente das mesmas propriedades.

Sendo assim, invista tempo e energia em preparar um bom material para ser apresentado virtualmente e que possa atrair reais interessados em investir no imóvel, não por estar buscando uma “galinha morta”, mas por enxergar valor no ativo. Entenda de fato como valorizar a fazenda para a venda, sem exageros.

Outro motivo que torna a venda de um imóvel rural desafiante é o tamanho e a distância entre as fazendas à disposição. Uma visita de qualidade requer um grande investimento de tempo. Por isso, você deve empregar ações que valorizem a sua fazenda e organizar tudo para fazer valer a pena o tempo e a atenção do investidor.

Coloque a documentação da sua fazenda em dia

Uma das razões de pressão para baixar o valor da sua propriedade rural é a situação documental desta. As leis federais, estaduais e municipais estão em constante mudança, o que exige atenção por parte do proprietário. Tenha em mente as condições de venda que fazem sentido e se o negócio será indexado em reais ou produtos.

Talvez você já saiba o que pode estar em desacordo com a legislação vigente, mas se não souber, tudo bem, sempre há solução. Se você sabe onde está o problema, porém não tem ideia de como resolver, recomendamos fortemente que busque ajuda de um profissional experiente e competente para fazer um diagnóstico completo e regularizar o seu imóvel rural. Ele também lhe ajudar e dar dicas de como valorizar a fazenda para a venda

Nesse sentido, a consultoria da Safras & Cifras, grupo do qual a Acres Imobiliária Rural faz parte, pode ter papel fundamental. Saber como solucionar eventuais problemas com o imóvel e deixar tudo regularizado, valoriza a propriedade e agiliza a fase de formalização do negócio.

Verifique o estado geral da sua fazenda

Além da parte documental completa e de fácil acesso, muitas vezes em formato digital, veja como está a condição geral da sua fazenda. Se for necessário, faça um pequeno investimento para ter uma boa aparência e tirar qualquer aspecto de abandono.

Identifique quais são os pontos diferenciais da sua propriedade. Apresente-os de forma transparente e lembre-se de que a decisão final tem características racionais e emocionais.

Neste sentido, atente para detalhes que podem causar bons sentimentos no dia da visita, como condições da sede, das estradas internas, das condições das benfeitorias e limpeza das instalações.

Outro fator importante é o estado da sede. Perceba como está o funcionamento das aberturas e dos pontos de iluminação.

Nos galpões observe como estão as portas, portões, pontos de iluminação e vidros. É importante observar se não há qualquer obstrução e se as áreas e estruturas estão limpas para um dia de visita, como forma de valorizar a fazenda para venda.

Saiba escolher o dia da visita ao imóvel

Qual comprador gostaria de ver um campo seco demais ou alagado? Que impressão uma estrada de acesso cheia de buracos daria a alguém que quer investir? O que pode ser feito para resolver isto? Fique atento ao clima da região nos dias que antecedem a visita e cuide da aparência geral da propriedade. Garanta que o comprador conheça a fazenda de forma tranquila e saia com uma excelente impressão.

Peça um valor justo

Muitas vezes podemos confundir o real valor do imóvel com o que precisamos para outros objetivos. Também é comum observar o preço médio aplicado em imóveis da vizinhança, mesmo que estes sejam bem diferentes da sua propriedade, o que pode se tornar uma armadilha.

Você não precisa, necessariamente, colocar um preço muito baixo para vender a sua fazenda, até porque este conteúdo é sobre valorização, no entanto, chamamos a atenção para o fato de que um valor alto, sem justificativa plausível, acaba desvalorizando o seu imóvel e afastando possíveis compradores.

Como calcular preço justo? Normalmente é uma equação que leva em conta o potencial real de geração de renda ao longo dos anos, valor dos negócios efetivamente fechados na região e relação de oferta/procura de imóveis rurais com características semelhantes? Cada fazenda é uma fazenda é importante criar um ambiente acolhedor para receber propostas e saber como trabalhar as propostas até chegar a um acordo que atenda aos interesses do comprador e do vendedor.

Divulgue sua fazenda de forma assertiva

  • Escolha boas fotos do imóvel, que mostrem bem o potencial deste e as benfeitorias existentes;
  • Descreva, com transparência e honestidade, as potencialidades da propriedade e suas aptidões;
  • Escolha bem os meios de comunicação para anunciar a oferta. Avalie e defina bem o público-alvo, divulgando em canais que atingirão, de fato, esse público;
  • Cuidado com a divulgação direta do imóvel nas redes sociais ou em sites de anúncios. A internet é uma excelente ferramenta, mas pode atrair todo tipo de pessoa. Infelizmente, existem muitos oportunistas e golpistas escondidos sob o “anonimato” da internet;
  • Forneça o máximo de informações possível no anúncio, com uma linguagem clara e correta, lembrando que é preciso cuidado para evitar especulações ou mal-entendidos.

Escolha com sabedoria a sua imobiliária rural

Uma imobiliária rural profissional e experiente pode ajudar você não só com os tópicos acima, mas também com os itens abaixo, tão importantes quanto para saber “Como valorizar a fazenda para a venda”.

Confira:

  • Exaltar os pontos fortes da fazenda;
  • Contornar objeções aos pontos fracos junto ao potencial comprador;
  • Comparar o seu imóvel com outros disponíveis no mercado;
  • Divulgar da maneira correta;
  • Filtrar potenciais interessados.

Conte com a Acres

Existem muitas maneiras de valorizar a fazenda para a venda e isso não significa que você deve executar todas para vender o seu imóvel. Contudo, as dicas acima podem afetar diretamente a velocidade de venda ou preço pago pelo comprador. Caso você sinta dificuldades em iniciar este processo, não possui todo o conhecimento ou simplesmente precisa investir o seu tempo em outras atividades, conte com toda a expertise da Acres Imobiliária Rural – uma empresa do grupo Safras & Cifras.

Sobre a Acres

A ACRES Imobiliária Rural é uma empresa do grupo Safras & Cifras, criada para prestar um serviço de excelência em intermediações imobiliárias.

A empresa tem como foco negócios envolvendo imóveis rurais, oferecendo serviços especializados de assessoria fundiária, fiscal, tributária e ambiental. Conta ainda com um time de especialistas, capaz de atender suas necessidades de compra e venda.

Redes Sociais

Siga a Acres nas Redes Sociais e acompanhe as nossas novidades no Facebook e Instagram. Fique pode dentro de todas as novidades e oportunidades exclusivas, que só a Acres pode oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *