imagem de campo

Preço de terras no Brasil cresce quase 40% no primeiro trimestre de 2022

As notícias são boas para quem pretende vender terras no país. No primeiro trimestre de 2022, seguindo o aumento do valor das commodities, o preço médio das terras no Brasil apresentou um crescimento de 39,47% por hectare, se comparado a 2021.

As informações são do Relatório do Mercado de Terras 2022, realizado pela IHS Markit, e indicam ainda que as áreas agrícolas tiveram ganho real de 19,13%, o melhor desempenho dentre os quatro grandes segmentos analisados: agrícola, pecuária, silvicultura e vegetação nativa. Silvicultura e pecuária também apresentaram elevação, de 13,27% e 5,71%, respectivamente.

O único grupo que não obteve ganho acima da inflação no período foi o de vegetação nativa, com queda de 6,02%, reflexo da grande disponibilidade de áreas para venda com esta aptidão, segundo o sócio-diretor da Acres Imobiliária Rural, do Grupo Safras & Cifras, Daniel Meireles.

Ainda conforme o time da Acres Imobiliária Rural, um dos impactos da suba no preço das terras no Brasil foi uma redução no fluxo do mercado e ofertas das áreas rurais, balizado pelo aumento da lucratividade no setor, principalmente na Safra 20/21. “Ou seja, se antes já havia escassez de propriedades disponíveis, hoje é preciso realizar uma busca ativa e detalhada de oportunidades uma das especialidades da Acres”.

Outros pontos a serem levados em consideração são os custos de produção e o aumento da taxa básica de juros, que deve continuar crescendo. Entretanto, o investimento em terras segue sendo uma ótima opção de proteção contra a inflação e oportunidade de valorização imobiliária, o que tradicionalmente proporciona ganhos patrimoniais significativos, aponta Meireles.

Leia mais

Procure ajuda

Para encontrar a melhor oportunidade possível diante da sua realidade, a dica é buscar empresas especializadas, como a Acres, capazes de identificar boas opções de investimentos, com segurança e objetividade. E isso vale tanto para quem deseja comprar, quanto àqueles que estão pensando em vender. Entre em contato com a Acres e saiba mais sobre o assunto. Teremos prazer em bater um bom e produtivo papo com você e conhecer melhor suas necessidades.

Sobre a Acres

A ACRES Imobiliária Rural é uma empresa do grupo Safras & Cifras, criada para prestar um serviço de excelência em intermediações imobiliárias. A empresa tem como foco negócios envolvendo imóveis rurais, oferecendo serviços especializados de assessoria fundiária, fiscal, tributária e ambiental. Conta ainda com um time de especialistas, capaz de atender suas necessidades de compra e venda.

Redes Sociais

Siga a Acres nas Redes Sociais e acompanhe as nossas novidades no FacebookInstagram e Linkedin. Fique pode dentro de todas as novidades e oportunidades exclusivas, que só a Acres pode oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *