Compra e venda de imóvel rural com produtos: saiba como evitar problemas

A compra e venda de imóvel rural utilizando a entrega de produtos agropecuários – como a soja, por exemplo – como pagamento é prática comum no meio rural. No entanto, esse tipo de negociação exige alguns cuidados para evitar problemas tributários.

Confira

1. Cotação em real

Observe se a cotação está ajustada à data do contrato de compra e venda do imóvel rural. Também é necessário expressar o valor da venda que envolva produtos em reais (R$), seguindo a cotação da data da assinatura do contrato de compra e venda.

2. Dação em pagamento

Não esqueça da necessidade da emissão de Nota Fiscal de Dação em Pagamento com o preço do produto, conforme fixado no contrato de compra e venda de um imóvel rural com produtos.

A cada pagamento, deve ser emitida pelo comprador uma nota desse tipo, que vai representar a receita da atividade rural do comprador e gerará origem (caixa fiscal) para que ele reconheça o ingresso da terra em seu patrimônio.

Caso não seja feito dessa forma, é possível que gere um encargo tão grande quanto o valor da parcela de pagamento. Há situações que resultaram em um passivo de 27,5% de imposto sobre o valor entregue em produtos, acrescido de juros e multa que pode chegar a 150%.

3. Valor de acordo com contrato

O valor do imóvel declarado pelo comprador deve ser aquele disposto no contrato, pois a dação em pagamento é feita pelo preço fixado neste momento.

4. Valor do produto

É importante que o vendedor observe o valor pelo qual ele vai vender, no futuro, o produto recebido em dação. Isto porque se houver diferença maior entre o preço de comercialização do grão em relação ao valor unitário pelo qual recebeu a dação em pagamento, o vendedor deverá reconhecer o Ganho de Capital sobre a operação de comercialização desse produto.

Para mais dicas de compra e venda de imóveis rurais, siga a Acres nas redes sociais ou entre em contato pelo WhatsApp (53) 99965-1893.

1 comentário em “Compra e venda de imóvel rural com produtos: saiba como evitar problemas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *