Quem investiu em imóveis rurais lá em 2009, hoje tem muitos motivos para comemorar, devido à valorização de terras agrícolas. Na época, um hectare (ha) de terra de dupla aptidão na Metade Sul do Rio Grande do Sul custava, em média, R$ 5 mil.
Atualmente, conforme negociações e levantamentos de mercado realizados pela equipe da Acres, a mesma área pode ser vendida por até R$ 35 mil, o que representa uma valorização de quase 700% em 12 anos, ou seja, 58% de valorização ao ano.
O ótimo desempenho reforça a posição deste tipo de ativo no pódio das boas opções de investimento e justifica o crescimento da procura por propriedades rurais, observado desde o início de 2021 e que resultou na valorização de terras agrícolas em todo o país.
De fato, os bons preços pagos aos produtores rurais pela produção e o desempenho positivo das commodities agrícolas brasileiras – com tendências favoráveis para os próximos anos -, têm incentivado fundos de investimentos e empreendedores a apostar no setor, tendo em vista as boas perspectivas de retorno.
Por outro lado, os donos de terras têm evitado abrir mão do ativo, seja por estarem lucrando satisfatoriamente com a produção agrícola ou por alimentarem expectativas de que o mercado imobiliário rural aqueça ainda mais, decisão que precisa ser bem avaliada e levar em consideração o cenário econômico atual.
A hora de vender é agora?
O momento é bom tanto para quem deseja vender, quanto para aqueles que veem no setor agropecuário uma boa oportunidade de investimento. Mesmo que a relação oferta e procura esteja um pouco desequilibrada no momento, com mais pessoas interessadas em comprar do que ativos disponíveis para venda, através de uma boa pesquisa de mercado é possível encontrar ótimas oportunidades.
Para isso, é importante contar com a ajuda de profissionais capacitados e preparados para entender o atual cenário de valorização de terras agrícolas e a necessidade do cliente, seja essa qual for. Hoje, há bons imóveis dedicados à pecuária, por exemplo, que podem ser explorados para o cultivo de grãos, após a abertura de áreas voltadas a isso dentro da própria propriedade.
Leia ainda
- Preço de terras no Brasil cresce quase 40% no primeiro trimestre de 2022
- Dicas de Compras de Imóveis Rurais: escritura, quando fazer e algumas facilidades
- Valorização de terras agrícolas reforça ativos rurais como uma boa opção de investimento
- Arrendar uma fazenda é melhor do que comprar?
- Prazo para emissão do CCIR termina em 17 de agosto
Dica de Ouro
A dica da Acres Imobiliária Rural é investir na variedade de culturas e prestar muita atenção no mercado imobiliário rural para não perder boas oportunidades.
Conte com o apoio de um bom profissional ou empresa, capaz de lhe orientar e direcionar para o melhor negócio possível, através de um diagnóstico bem feito e da correta avaliação da sua propriedade e do entorno dela.
Entre em contato com a Acres e saiba mais sobre o assunto. Teremos prazer em bater um bom e produtivo papo com você e conhecer melhor suas necessidades.
Sobre a Acres
A ACRES Imobiliária Rural é uma empresa do grupo Safras & Cifras, criada para prestar um serviço de excelência em intermediações imobiliárias. A empresa tem como foco negócios envolvendo imóveis rurais, oferecendo serviços especializados de assessoria fundiária, fiscal, tributária e ambiental. Conta ainda com um time de especialistas, capaz de atender suas necessidades de compra e venda.
Redes Sociais
Siga a Acres nas Redes Sociais e acompanhe as nossas novidades no Facebook e Instagram. Fique pode dentro de todas as novidades e oportunidades exclusivas, que só a Acres pode oferecer.