Quer vender seu imóvel rural sem problemas? Saiba o que fazer!

A decisão de vender seu imóvel rural envolve uma série de aspectos, mais ainda quando a propriedade fica no campo. Além de respeitar a legislação atual, bastante exigente para o meio, o vendedor precisa destacar sua fazenda ao máximo junto ao mercado para garantir bons resultados e evitar prejuízos. Pensando nisso, a Acres Imobiliária Rural preparou algumas dicas para valorizar e vender seu imóvel rural.

1. Clareza no objetivo da venda da fazenda

O vendedor/proprietário do imóvel precisa ter claro o resultado que busca e os passos que deverá dar para alcançar vendeu seu imóvel rural. Precisa do dinheiro para investir em outra propriedade? Quer ampliar seu capital de giro? Deseja pagar dívidas? Cada um desses aspectos vai exigir uma abordagem diferente na hora de fechar negócio e vender seu imóvel rural.

1.1 Preço de venda do imóvel rural

Uma correta avaliação da propriedade é fundamental para vender seu imóvel rural. Não adianta pedir um preço alto demais, se a área à venda não condiz com o valor pedido. Além de afastar possíveis compradores, esta atitude pode desvalorizar ainda mais o imóvel na hora da venda, ampliando o tempo de permanência deste no mercado.

1.2 Velocidade x Tempo de venda

Em quanto tempo você precisa do recurso? Essa é uma pergunta que, além de influenciar no preço de venda do seu imóvel, pode condicionar a estratégia de venda.

Se você precisa vender a propriedade mais rápido, considere baixar o valor. Se você não tem tanta pressa, pode considerar um preço médio de mercado, dependendo das condições em que o imóvel se encontra.

Com mais tempo à disposição, além de você sofrer menos pressão para baixar o preço, pode investir em melhorias que farão seu imóvel se valorizar. Por vezes, as propriedades mais irregulares atraem os compradores mais agressivos na negociação.

Lembre-se: preço e prazo de venda adequados são fundamentais para uma boa liquidez.

2. Revisar e corrigir a situação fundiária e documental

Saiba exatamente qual a situação fundiária, ambiental e tributária do seu imóvel. A venda ou compra de um imóvel rural exige a verificação de vários documentos, incluindo matrícula, CCIR, CAR, ITR, Sigef, dentre outros. Saber como solucionar eventuais problemas com a propriedade, a valoriza e permite agilidade na fase de formalização do negócio.

Fique atento: nem sempre a imprecisão de um documento ou aspecto da propriedade inviabiliza a negociação, mas pode desvalorizar ou fazer os recebimentos se estenderem mais que o desejado. Por isso é importante o apoio de um especialista, que vai analisar cada cenário e identificar a melhor solução.

3. Planejamento tributário

Nos últimos anos, observou-se uma expressiva valorização das terras no país e o valor dos negócios relacionados a imóveis rurais também cresceu, o que chama a atenção dos órgãos responsáveis pela arrecadação municipal, estadual e federal.

Por isso, normalmente o imposto a ser pago na venda de uma fazenda é alto, o que demanda atenção do vendedor.

É possível reduzir os custos da operação, no entanto, isto exige um planejamento tributário bem feito, para que o contribuinte tenha o menor ônus tributário possível.

Após escolher o caminho, é importante definir um plano de ação para preparar o imóvel para que possa ser negociado pelo melhor valor possível e com segurança para os proprietários.

Não esqueça: Um bom planejamento tributário pode ser a diferença entre um bom e um mau negócio na hora de vender uma fazenda. Sendo assim, não venda sem fazer uma análise profissional da situação tributária do imóvel, o que deve ser realizado com o máximo de antecedência.

4. Estratégia de Venda

Com os passos acima definidos, é importante escolher uma estratégia de venda adequada aos seus objetivos. Confira uma lista com algumas estratégias de venda:

  • Conheça os pontos fortes e os pontos fracos da sua propriedade;
  • Análise possíveis imóveis concorrentes na região onde o seu fica;
  • Considere fazer um material de marketing para enviar por canais digitais;
  • Avalie a possibilidade de criar uma campanha de venda do seu imóvel na internet;
  • Escolha um agente para receber as ofertas e apresentar o imóvel, isto diminui muito o risco de golpes;
  • Seja transparente em relação às informações sobre o imóvel;
  • Conheça as regras ambientais da região;
  • Tenha um especialista em negociação para ajudar na hora de fechar o negócio.

5. Divulgação adequada

Você chegou até aqui: já sabe por que quer vender; escolheu um interlocutor; organizou a situação fundiária, ambiental e tributária da propriedade; e vai partir para venda propriamente dita. É hora de divulgar a oportunidade e atrair compradores.

Confira alguns passos importantes nesse momento:

  • Cuidado com a divulgação direta do imóvel nas redes sociais ou em sites de anúncios. A internet é uma excelente ferramenta, mas pode atrair todo tipo de pessoa. Infelizmente, existem muitos oportunistas e golpistas escondidos sob o “anonimato” da internet;
  • Escolha boas fotos do imóvel, que mostrem bem o potencial deste e as benfeitorias existentes;
  • Descreva, com transparência e honestidade, as potencialidades da propriedade e suas aptidões;
  • Forneça o máximo de informações possível no anúncio, com uma linguagem clara e correta, lembrando que é preciso cuidado para evitar especulações ou mal-entendidos;
  • Escolha bem os meios de comunicação para anunciar a oferta. Avalie o público-alvo e divulgue em espaços que atingirão, de fato, esse público.

6. Profissionalização da negociação

Escolha uma empresa/profissional qualificado para levar seu negócio adiante. Há no mercado muitos corretores de imóveis, mas poucos estão capacitados para lidar com a complexidade que acompanha a negociação de um imóvel rural. Leve em consideração que essa se assemelha muito mais à venda de uma empresa do que de um imóvel urbano.

Além de ajudar a mapear a situação do seu imóvel e orientar na resolução de possíveis gargalos, o profissional vai ser o elo entre o vendedor e o comprador, e deve estar preparado para defender os interesses do cliente, oferecendo soluções para uma boa negociação.

Também é importante ficar atento para não cair em armadilhas ou escolher um interlocutor inadequado. Pesquise muito e converse com amigos, pedindo a indicação de empresas ou profissionais de confiança. Não esqueça de levar em consideração os potenciais compradores que o interlocutor vai acessar e a forma de apresentar o imóvel.

Dê preferência aqueles que, além de anunciar a propriedade, vão lhe orientar corretamente e com transparência sobre como vender o imóvel, e fazer um diagnóstico desta, montando uma estratégia adequada de venda. É importante saber e registrar quem está trabalhando o imóvel e para quem este foi apresentado. Isso evita a “queima” da propriedade junto ao mercado imobiliário.

 O que buscar no profissional ou empresa

  • Boas referências/reputação;
  • Boa comunicação;
  • Transparência;
  • Carteira de clientes dentro e fora da região;
  • Serviços complementares;
  • Presença nas redes sociais.

Atenção: o barato muitas vezes sai caro. A venda de um imóvel rural quase sempre envolve grandes somas em dinheiro, portanto, vale a pena investir na assessoria de uma empresa de confiança para garantir uma negociação tranquila e correta, que não acarrete prejuízos ou dores de cabeça no futuro.

Está pensando em vender sua propriedade rural e precisa de ajuda? Entre em contato conosco e saiba como podemos lhe auxiliar.

ENDEREÇO

Avenida Dois, 100
Parque Una - São Gonçalo
Pelotas - RS
CEP: 96075-158

TELEFONES

Comercial:
(53) 3027-8801

WhatsApp:
(53) 99965-1893

E-MAIL

contato@acres.imb.br

Somos uma consultoria especializada na estruturação de negócios, compra, venda e avaliação envolvendo ativos rurais, aliando pessoas, processos... [+]

2024 © Todos os direitos reservados – Acres Imobiliária Rural